The easieast way to survey!
Carrinho de Compras
Entrar
Loja
Ir para o conteúdo

Introdução BIM

Measuring Masters
Publicado por Gustavo C. M. Rodrigues em BIM · 18 Setembro 2020
O que é BIM?

    Primeiramente o BIM é um processo, em que sua sigla vem do termo em inglês Building Information Modeling. O processo vai desde a ideia, a qual vem conectada com o planejamento, passando por todas as concepções e viabilidades, projetos até a construção em si, porém não termina com a construção finalizada, ele contempla uma última fase, a qual é pouco pensada em fases iniciais, mas muito requisitada com o tempo de uso: as operações e manutenções de uma construção já concluída.

     Sendo assim o processo BIM, atende todos os níveis do ciclo de uma construção, oferecendo suporte técnico à criação de dados inteligentes os quais melhoram não só a economia na execução, mas sim algo essencial para o aumento de produtividade: a perda de retrabalho! Com isso, chega-se a um dilema, como o BIM pode ser utilizado na prática do dia a dia de uma obra?



O uso do BIM em obra, consegue reduzir drasticamente os erros de uma obra
 


Como utilizar o BIM na prática?
 
     Que bom seria se pudéssemos antecipar os erros de uma obra e prevê-los já em fase de projeto, não é? Ou até mesmo direcionar o trabalho e as etapas a serem concluídas a fim de fazer um gerenciamento e planejamento da obra com quase nenhum furo ou retrabalho? A tecnologia BIM já reduz praticamente todos esses problemas que hoje em dia são solucionadas praticamente com a bota no canteiro o que gera ao profissional noites sem dormir.

     De acordo com a Autodesk, uma das marcas que mais difundem as plataformas BIM e o uso do mesmo no mundo atualmente, O BIM é usado para projetar e documentar projetos de edificações e infraestrutura. Todos os detalhes de uma construção são modelados em BIM. O modelo pode ser usado para análise, para explorar as opções de projeto de construção e criar visualizações que ajudam os envolvidos a entender antecipadamente a aparência final da construção. Esse modelo é usado para gerar a documentação do projeto para a fase de construção.

     Com isso chegamos às 5 camadas dentro da tecnologia BIM, as quais auxiliam em todo o processo BIM, já citado anteriormente, mas como funciona de forma detalhada esse tal processo BIM?

O PROCESSO BIM
 
BRIEFING E PLANEJAMENTO INICIAL
    Fornecer a ideia inicial em formato de briefing, que servirá como o guia para os projetos e a execução. A partir do Briefing são definidos os planos de ação para garantir melhor uso do tempo e planejamento.

Fornecer a ideia inicial em formato de briefing, que servirá como o guia para os projetos e a execução. A partir do Briefing são definidos os planos de ação para garantir melhor uso do tempo e planejamento


PROJETOS
     Nessa fase do processo começam as concepções de todos os projetos para a construção. Utilizando plataformas específicas são usados os dados BIM para informar as equipes responsáveis pelo cronograma e logística (BIM 4D).
 
Nessa fase do processo começam as concepções de todos os projetos para a construção. Utilizando plataformas específicas são usados os dados BIM para informar as equipes responsáveis pelo cronograma e logística (BIM 4D)

CONSTRUÇÃO
     Na fase da construção, como os projetos já foram compatibilizados em uma plataforma BIM, muitos erros na execução são eliminados. Com isso, como a logística já se acertou dos detalhes, o trabalho do cronograma e planejamento da obra ficam sincronizados com a construção, gerando mais eficiência na construção.

 Na fase da construção, como os projetos já foram compatibilizados em uma plataforma BIM, muitos erros na execução são eliminados. Com isso, como a logística já se acertou dos detalhes, o trabalho do cronograma e planejamento da obra ficam sincronizados com a construção, gerando mais eficiência na construção

MANUTENÇÃO
    Como os dados BIM estão mantidos nos arquivos dos projetos e passados aos responsáveis de manutenção e preservação da construção pode ser feitas tarefas de renovação e até a demolição da construção com manejo e com a economia significativa de custos.

Como os dados BIM estão mantidos nos arquivos dos projetos e passados aos responsáveis de manutenção e preservação da construção pode ser feitas tarefas de renovação e até a demolição da construção com manejo e com a economia significativa de custos.



Inscreva-se em nossa newsletter
OBRIGADO PELA VISITA
Siga nossas redes sociais.
RECEBA NOSSAS NOVIDADES
Preencha o formulário e nos envie seu contato.
Privacy Policy
RECEBA NOSSAS NOVIDADES
Preencha o formulário e nos envie seu contato.
Cookie Policy
OBRIGADO PELA VISITA
Siga nossas redes sociais.
OBRIGADO PELA VISITA
Siga nossas redes sociais.
OBRIGADO PELA VISITA
Siga nossas redes sociais.
Voltar para o conteúdo